HOMEM–ARANHA: DE VOLTA AO LAR (SPIDER–MAN: HOMECOMING, JON WATTS, 2017)

Homem-Aranha: De Volta ao Lar é um filme extremamente prazeroso e agradável de assistir, eu diria que ele tem um tom quase tão leve e divertido quanto o seu personagem titulo. É preciso dizer que ele é um filme extremamente divertido, e esse seu tom leve e  principalmente a sua nova proposta de abordagem multicultural é extremamente bem abordada e necessária para o filme hoje. Acho que nessa abordagem e no tom do filme ele funciona muito bem em mostrar a vida no colégio e introduzir os colegas de Peter como jovens palpáveis para o dia de hoje em uma realidade mais relevante, tudo isso funciona. Todas essas cenas são ótimas e os amigos do Peter são excelentes também, assim como o humor do filme que é construído de forma perfeita. Só que por mais divertido que o filme seja, ele realmente não passa do tom superficial na forma de tratar o personagem protagonista, mas pra se justo isso funcionou bem com o tom do filme e não chega á atrapalhar. Eu sinto que os dois primeiros do Sam Raimi, conseguiram ser bem divertidos, mas também oferecer alguma profundidade nos personagens e na historia também além de um senso de dramaticidade real. O filme não equilibra essas duas cosias tão bem, ele se foca muito lado da diversão e esquece esse outro lado, o que me incomodou um pouco. Ás vezes que ele retratada esse lado mais dramático ou sério da vida de Peter Parker ele faz isso muito bem, até ás vezes que ele faz isso de forma superficial, o problema pra mim é que ás vezes que ele faz isso são muito poucas.  Esperamos que eles tenham um mergulho mais profundo nas continuações, mas novamente isso não tira os pontos positivos do filme e o quanto ele é divertido. Ele funciona como um filme de super–herói padrão e faz essa receita de forma extremamente bem feita adicionando o seu próprio charme á ela e, ao contrário da maioria dos filmes de super–herói, nesse filme  finalmente somos apresentados á um ótimo vilão que traz algo para o filme e o Michael Keaton está excelente, já que ele é muito bem usado pelo filme. Por mais que eu ache que falte bastante dramaticidade e peso no filme quando é pra tratar do passado do Peter (apesar de eu entender porque eles decidiram essa abordagem nesse caso) e no seu relacionamento com a May, entre outros personagens, já que pra mim tudo isso poderia ter sido mais bem tratado, o Abutre é um vilão com uma historia pessoal interessante e complexada que é muito bem retratada. Existe uma cena no filme em um carro envolvendo o seu personagem com o Peter Parker que é simplesmente assustadora e é facilmente a melhor cena do filme. É um show em todos os sentidos, especialmente pelas atuações, principalmente a de Michael Keaton. E falando nele, Tom Holland está ótimo e ele é o Homem–Aranha definitivo (apesar de com o tempo eu gosto cada vez mais do Tobey Maguire nos dois primeiros filmes dele), o Tom Holland certamente traz uma energia incrível e encontra o carisma certo pro personagem. Ele consegue de forma muito boa passar por todos os momentos cômicos e superar por exemplo à forma que o seu personagem fala os diálogos de forma tão rápida, porém o filme limita um pouco o seu talento no sentindo de alcance dramático, já que na maior parte do tempo o relacionamento do seu personagem com o passado e com a sua Tia May é praticamente não existente. O filme também faz um bom uso do Tony Stark. Ele é mais do mesmo, mas ele é usado nos momentos certos e está no ponto. E eu acho que o Robert Downey Jr. vai até além, porém, nas cenas que ele é o mentor, retratando de forma muito eficaz a dificuldade que o Tony tem em ser e agir como qualquer tipo de figura paterna. Novamente eu queria que a personagem da Marisa Tomei tivesse sido mais bem aproveitada, ela acaba servindo só de alivio cômico, mas a Marisa Tomei fazendo comedia sempre acaba sendo uma coisa boa. O resto do elenco varia entre o bom e o ok, eu só não gostei mesmo da aparição do Michael Mando, ele é bom como o Nacho de Better Call Saul, mas não gostei dele no filme e tomara que ele não seja vilão principal da continuação. O filme ainda tem outras participações especiais bem pontuais e legais, incluindo um trabalho de voz muito bom da Jennifer Connelly. Além disso a segunda cena pós–créditos é simplesmente genial e hilária, uma das melhores da Marvel, talvez a melhor. O filme tem outros defeitos pra mim, curiosamente as cenas de ação com o Homem–Aranha  conseguem ser menos empolgantes que a maioria das cenas da versão do Sam Raimi e o uniforme do personagem também me incomodou bastante em comparação com o do personagem na primeira versão, mas no geral ele é um bom filme extremamente divertido e passar o seu tempo com ele é muito prazeroso.

NOTA: 8

Comentários

Postagens mais visitadas