PLANETA DOS MACACOS: A GUERRA (WAR FOR THE PLANET OF APES, 2017, MATT REEVES)

Planeta dos Macacos: A Guerra marca o fim de uma das mais consistentes trilogias de filmes assim como Senhor dos Anéis ou outros filmes que seguem narrativas consistentes em qualidade. Esse filme com certeza consolida a nova trilogia de Planeta dos Macacos como uma das melhores trilogias do cinema pra mim. Tirando o segundo filme que alcança um status de obra-prima os outros dois nunca alcançarem uma grandeza que chegue perto da perfeição mas mesmo assim eles ainda são filmes muito bons e com vários pontos positivos. Esse terceiro filme por exemplo pode não ser perfeito, mas ainda é um encerramento acima da média pra franquia. Claro que ele tem falhas, eu não gostei muito da forma que eles introduzem elementos da franquia original, eu não me importei com a forma meio “Alien 3” que eles lidam com uma certos dois personagens no começo do filme, eu achei a iluminação do filme um pouco fora de lugar ás vezes, eu acho que o vilão do Woody Harrelson poderia ter sido ter sido mais bem utilizado pelo filme apesar dele ser bom, o filme faz referências á Ben-Hur e Os Dez Mandamentos, mas eu não entendi á necessidade do filme seguir a linha meio Dez Mandamentos com o Caesar no papel do Moisés, e eu também senti que as decisões finais do filme na questões sobre os humanos ficaram bem confusas. Dito isso, o CGI e a computação gráfica do filme mais uma vez é incrível, embora a iluminação não tenha sido perfeita alguns dos enquadramentos que o Matt Reeves são muito impressionantes e a direção dele é excelente, assim como a trilha de Michael Giacchino em um dos melhores trabalhos da sua carreira, ou talvez no melhor até, além de o filme ter vários acertos ao ser muito relevante politicamente e fazer várias criticas e comentários sociais sobre o EUA e o mundo no seu roteiro conseguindo falar da cultura de guerra, de holocausto, da cultura escravocrata e até fazendo criticas bem perceptíveis ao governo Trump e ao próprio Trump na forma do seu vilão, mas o mais impressionante no filme é o tempo em que ele investe e todo o desenvolvimento emocional que ele dá para a jornada pessoal de Caesar e como isso funciona perfeitamente. Sobre o elenco, a atuação de Woody Harrelson é muito boa, mas ela acaba não se destacando tanto pela forma que o filme. Eu sinto que ele é um pouco desperdiçado. Na verdade o filme vai construindo a sua presença de forma excelente, e a ideia que ele é algum tipo de líder que alcançou o estado de semideus é estabelecida só que pouco utilizada. E no final o personagem sofre mudanças que me soaram estranhas e rápidas demais, deixando de ser a referencia do Coronel Killgore ou o Kurtz de Apocalypse Now como achávamos no começo. Eu acho que o seu vilão nunca chega á todo o potencial que ele tem por mais que Woody Harrelson brilhe sempre que tem uma chance no filme, na verdade, resumindo eu senti que o Woody Harrelson queria ir mais longe do que é permitido que o seu personagem vá, mas mesmo assim ele aproveita ao máximo os momentos que ele tem. O subestimado Steve Zahn está muito bem e é uma fonte de alivio muito bem–vinda para o filme conseguindo mostrar também a tragédia por trás do humor que o seu personagem provoca. Karin Konoval mais uma vez oferece um retrato digno e que faz jus ao seu papel e nesse filme ainda consegue ir além disso, referenciando e sintetizando os filmes anteriores de maneira bastante emocionante. Eu senti que tinha algo faltando no que diz á respeito a trama que envolveu a personagem de Amiah Miller e a grande revelação sobre ela, que eu senti que foi uma solução de roteiro muito fácil e jogada. Mas mesmo assim eu gostei dela, embora tecnicamente por razões que conflitam um pouco com o que eu falei do elemento que envolve ela. Agora voltando á falar de perfeição, o maior destaque do elenco e do filme mesmo eu diria que é sem duvidas o Andy Serkis, ele simplesmente sintetiza e eleva as suas atuações dos filmes anteriores da franquia e nesse filme é genial em mostrar a batalha interna que Caesar luta contra os seus próprios demônios e contra ele mesmo. É uma atuação sensacional e um dos melhores trabalhos da carreira já espetacular de Serkis por isso um reconhecimento seria mais do que justo com uma indicação.

NOTA: 8.5

Comentários

Postagens mais visitadas