MAD MAX: ESTRADA DA FÚRIA (MAD MAX: FURY ROAD, 2015)



Bem, aqui está senhoras e senhores, senhoritas ou o que quer que seja o masculino de senhoritas hahaha, o meu filme favorito de 2015, desde que estreou nenhum filme chegou perto de destronar esse filme incrível do meu topo. Mad Max: Estrada da Fúria é sem sombra de dúvidas um dos melhores filmes de ação DE TODOS OS TEMPOS na minha opinião, e eu adoro o fato do diretor George Miller ter voltando ao universo que ele mesmo criou e ter feito o melhor filme de Mad Max. O filme que eu sempre quis ver envolvendo Mad Max e acho o filme que ele sempre quis fazer envolvendo Mad Max. Gosto de todos os filmes da franquia Mad Max, até do terceiro, mas esse definitivamente é o melhor de todos. O filme é tecnicamente falando uma versão estendida da cena final de perseguição de Mad Max 2: A Caçada Continua, e é maravilhoso por ser apenas o que precisa ser e por não tentar parecer algo além disso. Apesar dele ser um filme muito mais complexo e profundo do que parece. O filme percebe o o mundo estranho em que se passa e cria uma atmosfera palatável, onde tudo é rápido, ágil e frenético. E as coisas são rápidas, ágeis e frenéticas porque o mundo em que o filme se passa é assim. E é maravilhoso ver cada acontecimento que ocorre no filme. Cada parte do filme, seja grande ou pequena, traz algo surpreendente e todas as sequências são absolutamente fantásticas. Porém por trás de toda essa ação frenética e desse entretenimento que o filme apresenta, ele ainda traz um GIGANTE PESO DRAMÁTICO que de alguma forma se completa com a ação. A direção do George Miller é fantástica assim como toda a parte técnica do filme, porém o filme tem alguns elementos que estão sendo subestimados e podem passar despercebidos: o ROTEIRO que pra mim é fantástico porque consegue juntar tudo isso e ser simples e direto, algo raro, e até por ele ser simples e direto, algumas pessoas podem dizer que ele é raso e fácil, eu discordo, o roteiro espetacular porque junta tudo isso que eu falei e mesmo assim consegue parecer sútil a maioria das pessoas. A maioria das pessoas pode não perceber o quanto roteiro desse filme é bom e competente, mas isso acontece justamente por ele ser tão espetacular que cumpre o seu papel de focar e levar o filme ao que ele tem de mais importante.

E finalmente, temos as ATUAÇÕES do filme. O Tom Hardy prova ser um dos melhores atores da sua geração e da atualidade (talvez o melhor), ele não é o grande destaque do filme nem de longe e só está lá pra cumprir o seu papel e fazer a história andar, ele é como um espectador daquele mundo louco. Ele é como os personagens do Clint Eastwood nos filmes do Sérgio Leone: o personagem principal que acaba servindo mais como um ícone e uma ponte pra deixar os outros personagens do mesmo filme brilharem. Mesmo assim, eu gostei bastante do Max do Tom Hardy, diferente do Max do Mel Gibson, o de Tom Hardy é uma figura muito mais sombria e eu realmente gostei como ele interpretou a loucura do seu personagem se misturando com a sua intensidade natural. Ele não fala muito, mas quando fala você sente o peso do seu personagem na sua voz. Além disso ele consegue ser um personagem bem foda como ele tem que ser e arrasa em cada cena de ação. É um trabalho minimalista muito bom e que se destaca num ano que Tom Hardy teve outras 2 excelentes atuações em dois diferentes filmes (Legend e O Regresso que eu logo falaria aqui). Apesar de eu não achar que Tom Hardy é ofuscado, em termos de atuação, ele não é o destaque e os destaques do filme nesse quesito são outros dois, que são GIGANTES destaques: CHARLIZE THERON e NICHOLAS HOULT. Apesar do filme se chamar Mad Max, a Charlize Theron é a verdadeira e a grande protagonista do filme, ela está simplesmente INCRÍVEL, PERFEITA e pra mim ela entrega A MELHOR ATUAÇÃO FEMININA DE UMA ATRIZ PROTAGONISTA de 2015 (achei uma injustiça ela não ter sido indicada ao Oscar nessa categoria e se tivesse sido indicada, eu torceria pra ela). Ela faz uma atuação fantástica e constrói a grande personagem de 2015 e a grande personagem da franquia Mad Max. Eu amo como ela faz a Furiosa ser parecida com o Max e ao mesmo ela não soa como uma cópia dele. Ela combina com o Tom Hardy em termos de intensidade e traz vivacidade em cada ação da sua personagem. Além disso, ela é muito eficaz na maneira como ela calmamente e lentamente revela as vulneratividades de sua personagem.  Ela tem uma ótima química com o Tom Hardy e essa química consegue ser única na maneira em que os dois constroem uma conexão especial entre dois solitários. É um trabalho de se aplaudir de pé e que merecia mais reconhecimento. O mesmo vale pra atuação EXCELENTE do jovem NICHOLAS HOULT. O ator surpreende em uma atuação que une vale elementos com o passar do filme: ele ajuda á mostrar muito bem o quanto o seu personagem é patético e até digno de pena, a sua forma de falar, o seu jeito de seu movar, tudo FUNCIONA, ele consegue ser engraçado e ao mesmo tempo faz um trabalho emocionante quando a mudança do seu personagem começa á ser mais explorada o que leva ao ÉPICE da sua atuação. É uma atuação surpreendente e excelente que também merecia mais atenção e reconhecimento tanto de prêmios quanto de crítica.

Enfim, Mad Max: Estrada da Fúria é um verdadeira conquista pro bom cinema. Seja qual for o gênero, país e o tipo de filme que o filme é, até porque isso pra mim definitivamente não importa EM NADA e NÃO QUER DIZER NADA. Quem não assistiu, assista, e quem já viu, veja de novo, porque sempre é bom ver filmes assim de novo. E de novo.
NOTA: 5 de 5.

Comentários

Postagens mais visitadas