OS OITO ODIADOS (THE HATEFUL EIGHT, 2015)


Sou um fã do Tarantino, acho ele um dos melhores diretores que estão trabalhando hoje em dia (não é o meu favarito, mas está entre eles), acho toda a carreira dele invejável e muito coesa em termos de qualidade. Acho Bastardos Inglórios o seu melhor filme até hoje e sua grande obra-prima, Pulp Fiction vem forte em segundo lugar e amo o filme, adoro Kill Bill Volume 2., gosto muito de Kill Bill Volume 1., de Cães de Aluguel, de Jackie Brown, acho Django Livre um bom filme, Á Prova de Morte na minha opinião é o filme mais fraco dele, mas mesmo assim é bom e tem grandes momentos... Enfim, o que quero dizer é que o cara não tem um filme ruim. Isso é tudo pra dizer que Oito Odiados realmente me SURPREENDEU. Eu esperava um trabalho menor do Tarantino, mas acabei vendo UM DOS MELHORES FILMES DO TARANTINO na minha modesta opinião, o filme entra facilmente no meu TOP 3 do diretor (junto com Bastardos Inglórios e Pulp Fiction). O filme é espetacular, pra mim é um dos filmes mais bem dirigidos do Tarantino, o roteiro do filme é IMPECÁVEL, os diálogos são perfeitos, a fotografia é linda, mas duas se destacaram pra mim no filme... A trilha PERFEITA do GÊNIO Ennio Morricone (meu compositor de trilhas favoritos e pra mim o melhor de todos os tempos) e o elenco que é fantástico... Todo mundo está bem, SÓ QUE 4 atores se destacam cada em diferente níveis pra mim... Menção honrosa pro Bruce Dern que está muito bem como sempre e participa da melhor do filme pra mim junto com o Samuel L. Jackson, os grandes destaques pra mim são o KURT RUSSELL que está ÓTIMO no filme e com certeza esse é um dos melhores papéis da carreira dele (inclusive, eu sempre achei o Kurt Russell um ator bem subestimado, acho ele muito melhor do que as pessoas comentam geralmente).... E os outros 3 grandes destaques e que roubam a cena mesmo pra mim são: o SAMUEL L. JACKSON, o WALTON GOGGINS e a JENNIFER JASON LEIGH. Eu acho impressionante como o Samuel L. Jackson é um dos atores que mais consegue falar bem o texto do Tarantino, os diálogos que o Tarantino escreve saem de forma esplêndida da boca dele, ele está PERFEITO no filme, esse com certeza é um dos melhores papéis dele junto com o Tarantino ao lado de Pulp Fiction e Django dois filmes onde ele também dá um show, o personagem domina o filme de um jeito tão forte que você chega á pensar que ele é o protagonista ás vezes (na minha opinião, ele não é, apesar de chegar perto de se tornar o protagonista do filme ás vezes, o filme pra mim deixa claro que todos aqueles personagens são coadjuvantes e o filme não é especificidade sobre nenhum deles, mas sim sobre todos eles), mas mesmo assim é impressionante a presença que o personagem dele tem em cena, e pra completar tudo ele simplesmente ARRASA e BRILHA em uma cena que ele tem que falar um monólogo longo com o personagem do Bruce Dern e faz uma atuação de arrepiar, uma atuação MAGNÍFICA... O Walton Goggins, um ator que eu sempre gostei muito de ver em séries da FX como The Shield e Justified, aqui tem a sua grande oportunidade no cinema e não desperdiça ela, o personagem dele é simplesmente fantástico e passa pela maior transformação dentre todos os personagens durante todo o filme, ele com certeza rouba todas as cenas em que participa em uma atuação que consegue ser arrasadora, engraçada e até emocionante nos seus momentos finais. A química que ele tem com o Jackson é algo surpreendente. E então temos o grande destaque do filme, na minha opinião, que é a Jennifer Jason Leigh, QUE INTERPRETAÇÃO FODA, FANTÁSTICA E VISCERAL!!! Essa mulher todas as indicações á prêmios que está recebendo e pra mim merecia ganhar todos esses prêmios porque ela está simplesmente PERFEITA no filme. A atuação dela é algo IMPRESSIONANTE. A Daisy Domergue já é uma das melhores vilãs do cinema. Falando em prêmios, acho um absurdo e não entendo como esse filme não está indicado á mais categorias, como melhor filme, o Goggins, o Jackson e talvez até o Russell também mereciam ser indicados na categoria de melhor ator coadjuvante e o roteiro como roteiro original e se tivesse indicado merecia até ganhar. Pelo menos teria a minha torcida. Enfim, deixando essas injustiças de lado, torço pra Leigh ganhar (o que dificilmente vai acontecer) e pro Morricone vencer também porque é um absurdo um gênio desses não receber nada além de um Oscar Honorário. Terminando, eu acho que esse é um filme que honra esse gênero tão rico que é o faroeste bem mais que Django. Vi muita gente reclamando que o filme é muito longo, ele até pode ser longo, mas pra mim passa de forma MUITO rápida (diferente do Django que pra mim depois de um acontecimento chave e até um pouco antes fim do filme fica bem arrastado), e eu não fiquei entediado em NENHUMA parte do filme, fiquei fascinado em cada segundo do filme, e como bom fã de épicos e dos filmes do David Lean que eu sou, é bom lembrar que o filme ser longo não é um problema, o filme pode ser longo e usar essa sua longa duração pra contar a historia, desenvolver personagens  e fazer um verdadeiro filmão com qualidade. E é exatamente isso que acontece em Os Oito Odiados. Você nunca vai me ver cansado assistindo um bom filme, e Os Oito Odiados não é só um bom filme, ele é MAGNÍFICO. Só não digo e escrevo aqui que ele é o meu melhor de 2015 porque MAD MAX: ESTRADA DA FÚRIA continua ocupando esse lugar na minha modesta opinião, porém ele como o meu segundo favorito e é um segundo muito forte. Assistam porque um filme como esse tem sempre que ser apreciado. E que os próximos filmes do Tarantino sejam tão bons quanto esse. Boto fé.
NOTA: 5 de 5.

Comentários

Postagens mais visitadas