LOGAN (JAMES MANGOLD, 2017)

Eu vou tentar ser bem breve ao falar de Logan porque acho que todos devem ter a chance de ver o filme primeiro. Bem, eu ADOREI Logan, esse é o filme que o personagem e os fãs mereciam. Logan é um faroeste moderno e um road movie muito eficaz mais do que qualquer coisa, mais do que ser um filme de super–herói, embora eu ache que os toques que o filme tem com a franquia dos X–Men ampliou ainda mais ele do que prejudicou. O filme é estudo de personagens e eu achei a forma que ele desenvolvente o relacionamento dos personagens extremamente pungente, comovente e palpável. Logan é um filme triste, pesado, sério, mas mesmo assim existe humor nele e o humor é maravilhoso, ele tem momentos de leveza, descontração, diversão e de entretenimento, sem que o fator entretenimento entre em detrimento da história. O elenco de Logan é a maior força do filme, apesar do pouco de tela, o Richad E. Grant faz de forma ok o papel do médico mau caráter, o Boyd Holbrook faz um vilão muito bem trazendo uma presunção pro seu personagem que torna ele ainda mais desprezível e o Stephen Merchant está surpreendentemente bem como Caliban trazendo o humor pro papel o que já esperado e de forma até chocante adicionando bastante verdade pro seu personagem criando momentos que são muito comoventes. Mas o grande destaque do filme vai pro elenco principal. O trio central do filme está sensacional. A Dafne Keen é uma revelação e ela está ótima, o Hugh Jackman está sensacional e o Patrick Stewart está simplesmente fantástico. Todos os três estão geniais, principalmente o Stewart, seria ótimo se o filme conseguir vencer o ranço da Academia por filmes desse gênero e fizer uma boa campanha, um deles conseguisse indicações pro Oscar, principalmente o Stewart como coadjuvante e até os outros dois como principais (a Keen acho que seria impossível, mas não custa sonhar). São grandes atuações e mereceriam. Porém eu tenho que admitir que apesar da ação do filme ser bem feita, eu acho que o roteiro de Logan é muito melhor que a direção, embora ele não seja de forma alguma mal dirigido. Há apenas alguns momentos que eu achei que o tom do filme oscila um pouco demais. A ação, por exemplo, mesmo sendo cativante, poderia ter sido atenuada um pouco em minha opinião e isso teria apenas beneficiado o filme. Mas por outro lado toda a violência e sangue que existe no filme é necessária, traz valor pra história, pro filme e pro personagem. Logan inclusive faz algumas referências á outros filmes e se alimenta muito de outros filmes, o exemplo mais na cara é Os Brutos Também Amam (Shane, 1953), que inclusive aparece no filme e tem um papel importante nele. O final de Logan e alguns detalhes também me lembrou muito o subestimado e esquecido Os Cowboys (The Cowboys, 1972) com John Wayne e Bruce Dern, o final desse filme inclusive deve dividir algumas pessoas, mas eu achei ele maravilhoso. Além disso, o filme ainda remete Filhos da Esperança, Os Imperdoáveis e Mad Max: Fury Road além da clara semelhança com The Last Of Us. O filme não é perfeito, ele tem alguns problemas e alguns pontos baixos a maioria deles envolvendo uma certa "criatura" e uma enfermeira, mas os pontos altos são tão ALTOS e as qualidades são tão GRANDES que eu não hesito em dizer que ele é um dos dez melhores filmes de super–heróis ou até de quadrinhos já feitos. Porém o que eu acho que é unanimidade é que Logan certamente é o melhor filme do Wolverine (o que não é difícil), mas acho que pra mim ele provavelmente também é o melhor filme do James Mangold e o melhor dos X–Men também. Ele certamente consegue oferecer algo á mais no aspecto emocional.
NOTA: 9

Comentários

Postagens mais visitadas